top of page

Quando o Dinheiro Diz Não

Texto por: Nathalia Garrote | Fotografia: Karolina Grabows

O dinheiro já me disse não várias vezes.


Eu me lembro de uma vez em que meu irmão e eu fomos comprar uma bicicleta e quando chegamos na loja, minha mãe só podia comprar uma. Meu irmão ficou com a dele, enquanto eu fui embora sem a minha, mas com a promessa de que minha mãe compraria no próximo mês.


Naquela época, achei que minha mãe é quem não queria comprar, não entendia muito bem a matemática do dinheiro. Hoje posso imaginar a dor que ela sentiu quando não conseguiu comprar a minha bicicleta. Justamente porque depois que você cresce o dinheiro vai continuar te dizendo não infinitas vezes, afinal, nem tudo que você quer, você vai ter... Isso é obvio, certo? Nem tanto! E é sobre isso que eu conversar com você. Era outubro de 2019, eu era recém-casada e tinha descoberto a menopausa precoce e a infertilidade no nosso casamento. O nosso médico nos orientou a fazer um tratamento para amenizar as causas e manter a saúde em um corpo jovem. A fase inicial custava R$ 700,00 e naquele momento nós não tínhamos esse dinheiro. Lembro-me de pedir aos meus pais, depois ao meu gestor na empresa e nenhum deles poderia emprestar naquele momento.

Olhei para o meu marido e lembrei daquela cena em que eu ia embora sem a bicicleta... Mais uma vez o dinheiro estava dizendo não para nós, só que dessa vez a dor era ainda maior. Os pensamentos que surgiam na minha mente eram dos mais variados possíveis.


"Somos dizimistas;


Meus pais poderiam nos ajudar;


A empresa em que eu trabalho não me valoriza;


Não tenho como pagar um tratamento, é saúde!"


Eu queria culpar qualquer um! Meus pais, a empresa e até mesmo Deus. Até que compreendi que a grande culpada do motivo do dinheiro dizer não era eu mesma. Como é duro reconhecer isso, mas não tem outra pessoa que possa assumir esse lugar.


A minha má administração financeira me fez chegar naquela situação, a falta de cuidado com aquilo que Deus me confiou me fez chegar até aquele momento.

E assim eu aprendi um dos maiores ensinamentos em relação a dinheiro:


"Não deveria ser o dinheiro quem diz sim ou não;


Não deveria ser o dinheiro quem escolhe por você;


Não deveria ser o dinheiro quem estabelece os limites na sua casa."


O dinheiro não é o seu senhor. Só existe um único Senhor! Cristo, o Deus vivo e é a Ele que nós servimos. O dinheiro é e deve ser apenas um servo. “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Lc 16,13). Não é ele quem dita as regras na sua casa, na sua família e na sua vida.


Talvez você se pergunte agora, mas como? A resposta é simples: seja um bom administrador das suas finanças.


Não negligencie essa área da sua vida e não espere que o dinheiro diga não mais uma vez. Ao invés disso, o lidere.


Nós pagamos o tratamento naquele mês. Demorou alguns dias pois o meu esposo teve que colocar o relógio à venda para conseguir o dinheiro. A graça e a fidelidade de Deus nos constrangeram naquela manhã. No mesmo dia em que agendamos o tratamento, conseguimos fazer a venda e pagamos o médico com lágrimas nos olhos.


Esse favor de Deus também foi pedagógico para nós. Ali aprendi uma lição do Senhor que carrego até hoje e quero ensinar aos meus filhos que é sobre a boa administração financeira, aquela que que glorifica a Deus e trata o dinheiro como deve ser tratado, como um servo.

No Natal do ano passado o dinheiro, no lugar correto, serviu para uma grande surpresa. Sabe o relógio que o meu esposo vendeu para pagar meu tratamento? Comprei um de presente para ele. Foi emocionante viver na prática uma boa administração financeira e a fidelidade de Deus sobre as nossas vidas.


Esse texto é apenas um despertar, se você tem alguma dificuldade com isso, procure ajuda de um profissional e resolva essa área da sua vida. Coloquei aqui alguns passos práticos que podem auxiliar nessa jornada:

01 - Ao invés de gastar e depois descobrir que gastou demais, estabeleça orçamentos reais em conjunto com a sua família, de preferência abaixo do padrão de vida que vocês podem viver.


02- Ao invés de reclamar que nunca sobra dinheiro para nada, saiba quanto custa os sonhos da família e entenda qual a quantia deve ser poupada mensalmente para realizá-los.


03- Ao invés de fugir das finanças e esperar o não do dinheiro no final do mês, inclua na sua vida uma rotina financeira, um dia da semana exclusivo para olhar para as suas finanças e refletir se você tem sido um bom administrador.

Minha oração é que você seja despertado para estudar sobre a boa administração financeira à luz das Escrituras e aprenda a dizer sim e não para o que for importante para você e sua família.


 

Nathália Garrote é administradora e mentora de negócios digitais. Autora do best-seller A Hora de Chutar o Balde, é casada com Felipe Garrote e faz parte da Família dos que Creem em Curitiba, PR.






bottom of page