top of page

RECEITA C&G: Geleia de Morango



Eu me interessei pela cozinha já quando criança, ao ver minhas avós e minha mãe cozinhando, fazendo pães e doces, e achar incrível a forma como elas conseguiam transformar simples ingredientes (farinha e açúcar) em bolos deliciosos! Porém, eu ficava na maioria das vezes apenas assistindo e não colocando a “mão na massa” por precaução da parte delas.


Quando comecei a faculdade de nutrição, aquele interesse pelo alimento e pela cozinha voltou a queimar no meu coração e tentei arriscar algumas receitas conhecidas como fitness mas sem muito sucesso, devido à falta de tempo entre os estudos.


Assim que casei, comecei a me preocupar mais em preparar as refeições do dia a dia e buscar receitas para que eu pudesse aprimorar meu pouco talento culinário.


Foi aí que comecei a perceber o quanto cozinhar me trazia alegria, me ensinava a ter paciência e calma, e também poderia ser uma forma de comunhão com minha parentela e amigos que nos visitavam em casa.


Com o intuito de consumir menos alimentos industrializados, de valorizar pequenos produtores da região e criar receitas, nasceu a minha "Geleia de Morango". Uma receita que se tornou queridinha aqui em casa, para comer com pão fresquinho e pasta de amendoim.


A geleia se tornou minha lembrança de casamento, e dessa forma, cada convidado levou para casa um pedacinho da nossa casa.


 

GELEIA DE MORANGO


Ingredientes:


  • 500g de morango picado sem cabinho (pode ser morango congelado ou in natura)

  • 1 xícara de açúcar (demerara ou acúcar branco)

  • 1/2 limão espremido


Modo de preparo:


Coloque todos os ingredientes na panela, mexa de vez em quando e deixe ferver para ficar com consistência de geleia.


Passe a espátula no meio dela, se abrir um canal que não se fecha, pode tirar do fogo.


Mais ou menos em 15 minutos sua geleia estará pronta!


Armazene em pote de vidro e conserve na geladeira por até 1 semana.


 

Uma receita menos calórica, mas ainda muito saborosa é a Geleia de Amora com Morango feita com adoçante culinário. Confiram:


GELEIA DE AMORA E MORANGO COM ADOÇANTE CULINÁRIO


Ingredientes:


  • 200g de morango

  • 60g de amora

  • 30g de adoçante culinário ( sugiro o Sweet Natural da Línea)

  • 1/2 limão (usar só o sumo)


Modo de preparo:


Coloque todos os ingredientes na panela, mexa de vez em quando e deixe ferver até ficar cremosa e com consistência de geleia.


Passe a espátula no meio da geleia e se abrir um caminho que não se fecha.


Retire do fogo, transfira para um vidro com tampa e armazene na geladeira.



 

Todas essa receitas deixam um cheirinho delicioso pela casa. Além de deliciosas, trazem momentos de aconchego, comunhão e deixam a mesa do café da manhã muito

mais colorida e saudável!


 

Ana Luiza Gonsalves é formada em Nutrição e atua como profissional autônoma. Casada com Jonathan, serve na Família dos que Creem, em Curitiba - PR.



bottom of page