top of page

Confiança, Fé e Poder de Deus

Texto por: Gabriele Sauthier Fotografia: Ana Shvets


Talvez você tenha lido o título desse texto e o tema “confiança” te chamou a atenção. Eu mesma já digitei inúmeras vezes na internet “versículos sobre confiança” como uma forma de me fortalecer naqueles que já precisaram confiar. A confiança é algo que nos chama a atenção, porque a vida na Terra já se mostrou difícil – assim como Jesus havia nos avisado sobre as tribulações.


Na verdade, todos nós já precisamos confiar em algum momento e acredito que todos nós já chegamos em uma etapa em que a confiança parecia não bastar, ou que a fé se mostrava pequena demais perto de um problema grande o suficiente para assustar.


Recitamos vários versículos sobre confiança, procuramos textos, pessoas, cultos, relacionamentos, e buscamos fortalecer a nossa fé em tantos lugares... mas temos recorrido a Deus?


Há um trecho na Bíblia que me chama a atenção por um motivo peculiar: O relato da cura de um menino em Marcos 9. O texto é o seguinte:


[...] “Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.”

“Se podes?”, disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.”

Imediatamente o pai do menino exclamou: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!

(Mc 9:22-24)


Um pai em desespero se encontra com Jesus e realiza dois pedidos.


1) Se podes, ajude-me.


“Tudo é possível para aquele que crê”, não porque a credulidade leva a realização dos fatos, mas porque a fé é o caminho de acesso ao poder de Deus.


A cura vem de Deus, mas quando clamamos e acreditamos que o poder vem Dele. O que Ele nos oferece Ele mesmo é.

A maioria das pessoas na Bíblia criam em Deus pelos relatos do pentateuco. Hoje, temos acesso a Palavra completa de Deus, e por nós foi oferecido um sacrifício sem tamanho: o próprio Jesus.


Então sim, Ele podia curar aquele menino assim como pode realizar diversos sonhos e planos em nossas vidas atualmente. Assim como pode nos proteger, nos curar e cuidar dos nossos dias, pois todos eles foram contados e conhecidos por Ele. O mesmo Deus relatado ali é o nosso Deus, que se mostra confiável todos os dias.


Jesus se referiu a cura mediante a fé em outros momentos da Bíblia. O poder Dele continuava o mesmo em todos Eles, mas Cristo esperava confiança.



2) Ajuda-me a vencer a minha incredulidade.


Deus pode nos ajudar quando precisamos fortalecer nossa fé. O pai desesperado pediu para vencer sua própria incredulidade, e nós podemos clamar a Deus para que nossa fé e confiança aumente.


A Palavra de Deus é a maior forma de percebermos o Deus cuidador, mantenedor e confiável que temos. Nos mostra inúmeras provas que Ele está cuidando de cada um de nós, no pouco e no muito.


Percebendo as pequenas bençãos e pequenos cuidados de um Pai amoroso, conseguimos observar que detalhes são presentes divinos, que a vida e a saúde são bençãos diárias, e que assim como o Criador cuida de cada despertar, Ele cuidará em cada oração feita por um filho.


Dessa forma, apegue-se a Palavra de Deus e em tudo o que Ele já tem cuidado em sua vida. Peça que Ele te dê um coração de carne e que Ele fortaleça a sua confiança. A aliança de Deus conosco foi unilateral pois Ele sabia que seríamos inconstantes, e por isso precisaríamos de Seu constante amor.


Não se desespere, peça. Não se afaste, ore.

Nossa tendência falha adquire um ciclo: tenho pouca fé – me afasto – logo, minha fé diminui. Por isso, quebre o padrão. Quando faltar-lhe fé, ore ainda mais. Clame ainda mais.


C.S. Lewis diz em A anatomia de um luto:


Deus não tem feito experiências com minha fé ou com meu amor a fim de descobrir a qualidade que possuem. Ele já a conhecia. O desconhecimento era meu.”


Seja transparente em relação a seu nível de confiança para que esse “diagnóstico” te auxilie e te aproxime do Pai.


Então não... esse texto não te dará uma lista de “como confiar em Deus”. Mas te dará um caminho e uma verdade:


“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês” (Mateus 6:33).



 

Gabriele Sauthier é bióloga, professora, doutora em Biologia Celular e fundadora do Falei com Amor. Gabriele é casada com o Renato, faz parte da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Maringá, PR.





Комментарии


bottom of page