top of page

Buscando Uma Rotina Leve em Um Mundo Caótico


Fotografia: Vlada Karpovich



Você provavelmente conhece a expressão “cair na rotina” e sabe que ela costuma ser utilizada de maneira negativa. Entretanto, rotinas são muito importantes e até mesmo positivas para a nossa saúde mental. Particularmente, por exemplo, uma rotina equilibrada me ajuda a manter o TDAH sob certo controle e a lidar melhor com a ansiedade.

Porém, a palavra-chave aqui é “equilibrada” e encontrar equilíbrio no mundo caótico em que vivemos não é algo fácil.


Atualmente, parece que vivemos para trabalhar em vez de trabalharmos para viver. Sendo que a pressão social não é grande apenas para aqueles que trabalham; adolescentes também sofrem cada vez mais cedo com uma carga de estudos sempre crescente. Consequentemente, não é de se espantar que muitas pessoas estejam sofrendo com ansiedade, burnout ou outras questões.


Eu não quero propor aqui uma solução para esses problemas ou formas para você fugir da rotina. Pelo contrário, quero apenas dar algumas sugestões sobre como você pode tornar sua rotina mais leve e mais confortável. E eu acredito que a melhor maneira de se fazer isso é dando vazão à criatividade.


Talvez você não se ache uma pessoa criativa, mas eu gostaria te afirmar o contrário. O escritor Tolkien disse uma vez que um dos anseios do ser humano é criar e isso acontece porque nós fomos criados e não apenas isso, mas criados à imagem e semelhança de um Deus criador.


Então, de maneira simples, a criatividade é inata ao ser humano porque todos nós somos imagem e semelhança de um Deus criativo.

Quando falo que expressar sua criatividade pode ajudar a deixar sua rotina menos sobrecarregada e ajudar o seu cérebro a descansar não estou necessariamente dizendo para você produzir obras de arte como pinturas ou poemas. Ao contrário do que muitos pensam, a criatividade não está restritamente ligada à arte.



Olhe ao seu redor por um instante, tudo que você vê surgiu primeiro na imaginação de alguém e só veio a existir depois de um processo formado por várias etapas criativas. Até a matemática requer criatividade.


Se o ato de criar é uma necessidade humana, significa que deve ser satisfeito e você pode fazer isso separando pequenos momentos da sua rotina nos quais poderá ser criativo sem necessariamente ser produtivo.

A ideia de não associar esses momentos de lazer à produtividade são importantes para que você não corra o risco de sobrecarregar ainda mais sua rotina e sua mente em vez de aliviar seu estresse diário.


Você pode expressar sua criatividade na cozinha, procurando receitas diferentes para cozinhar ou até mesmo criando as suas. Você também pode comprar alguns livros interativos – muitos deles estiveram na moda há alguns anos – como “Destrua esse diário” ou livros para colorir. Se você tiver filhos, pode aproveitar os momentos com eles para criarem histórias juntas.


Não importa o que você decida fazer: criar playlists, aprender a fazer macramê, uma receita nova, velas ou crochê, desenhar bonecos de palito, o que importa é que você deixe sua criatividade fluir, se divirta e se sinta bem.


Somos criativos, filhos de um Deus criativo. Em meio ao caos de uma sociedade cansada e cada vez mais acelerada, Deus nos convida a desarecelerar e a co-criar com Ele e para a glória dele.



 

Vanessa Soeiro Carneiro é professora de literatura, inglês e francês. Escreveu o livro "O menino que tinha o coração de pedra". Faz parte da Igreja Batista de Monte Castelo em São Luís, MA.






1 opmerking


DANIELA SEVERO
DANIELA SEVERO
24 okt. 2023

Amei a leitura do artigo, pois me pego em pensamentos de como posso usar de coisas que gosto como organização e decoração, para o meu ganho financeiro. Pois, estou desempregada no momento e grávida de 7 meses.

Like
bottom of page